Título: A todos os rapazes que amei
Autora: Jenny Han
Páginas: 272
Editor: TopSeller
Edição ou reimpressão:
Novembro de 2014
Sinopse:
"Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são cartas de amor que alguém me enviou. Não tenho dessas. São cartas que eu escrevi. Há uma por cada rapaz que amei - cinco, ao todo. Quando escrevo, não escondo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque na verdade não vai. Exponho nessa carta todos os meus pensamentos secretos, todas as observações cautelosas, tudo o que guardei dentro de mim.Quando acabo de a escrever, fecho-a, endereço-a e depois guardo-a na minha caixa de chapéu verde-azulada. Não são cartas de amor no sentido escrito da palavra. As minhas cartas são para quando já não quero estar apaixonada. São para despedidas. Porque, depois de escrever a minha carta, já não sou consumida por esse amor devorador. Se o amor é como uma possessão, talvez as minhas cartas sejam o meu exorcismo. As minhas cartas libertam-me. Ou pelo menos era para isso que deveriam servir."
A minha opinião:
Uma história juvenil, mas deliciosa para qualquer idade. A pausa perfeita entre leituras mais pesadas, com uma linguagem simples, que nos faz recordar a adolescência. Um livro de fácil leitura, que se lê numa assentada, fazendo-nos apaixonar pelas suas personagens e lutar com elas nas suas intrigas.
Lara Jean, a personagem principal deste romance, é apenas mais uma rapariga vulgar como tantas outras. Vive com o seu pai e as suas duas irmãs, Margot e Kitty - as irmãs song - desde a morte da sua mãe. Mas a sua vida está prestes a mudar, pois a sua irmã mais velha e melhor amiga, Margot, está de partida para a faculdade que fica do outro lado do Atlântico, na Escócia.
Agora, as suas responsabilidades vão aumentar, sem Margot, Lara Jean terá de liderar a casa e cuidar da pequena Kitty. Mas tudo piora, quando descobre que a sua caixa de chapéu verde-azulada, oferecida pela sua mãe desapareceu, assim como o seu conteúdo. Cinco cartas foram entregues aos seus destinatários. Cinco cartas escritas por Lara Jean para se despedir do sentimento que nutria por determinado rapaz. Cinco rapazes e um deles é o namorado de Margot, a questão é: Quem foi que enviou as cartas?
Com o decorrer da história, assistimos a um crescimento interior de Lara Jean, deixando de ser a menina inocente apresentada por Jenny Han, no início do romance. Uma história envolvente, que quando terminamos da-nos vontade de ler mais... Felizmente, a continuação já foi lançada em Portugal com o título «P.S. Ainda te amo», que prometo trazer em breve. Mas as boas notícias não acabam por aqui, Jenny Han anunciou, em Maio deste ano, 2016, que vai haver um terceiro livro que chegará em 2017, com o título, por enquanto em inglês, «Always and Forever», esperemos que brevemente, também, em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário